Uber Beacon3 min read

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Como o Uber está usando cores para diminuir a dor de cabeça de seus passageiros

Como eu havia explicado nesse post, minha ideia em publicar o color my days é proporcionar bem-estar de alguma forma, tornar o dia de cada um mais colorido. As cores sempre foram minha principal paixão e seria difícil ignora-las pois estão presentes a todo tempo em nossas vidas, no nosso caminho, no que comemos, no que vestimos, agora (mais do que nunca!) nos aparelhos que usamos e, como já é tema aqui, nas artes.

O fato é que a cor desperta nossos sentidos e sentimentos, independentemente de onde empregada. Ultimamente tenho sentido vontade e necessidade de expandir os assuntos mencionados aqui no blog. O cinema e a música sempre terão um lugar especial no meu coração, mas a verdade é que todos nós temos mais interesses além de um único.

Sendo assim, hoje é o primeiro dia de novos assuntos e por que não começar com aquele que tem presença constante na nossa rotina: tecnologia! Eu adoro e sou uma grande entusiasta, quanto mais melhor.


Não me lembro de algo que, recentemente, tenha mudado mais a forma como nos relacionamos com o transporte e a mobilidade do que o Uber. Mas, quem já não se viu impaciente ao desembarcar de um longo voo e ainda ter dificuldade para localizar seu motorista de Uber no aeroporto? Ou em qualquer outro local de muito movimento, é sempre um desafio achar o carro que foi designado pelo aplicativo.

Uber SPOT

Pensando nisso e com a ajuda de milhares de feedbacks de usuários e motoristas, os engenheiros da empresa lançaram em Seattle nos EUA, em dezembro de 2015, uma iniciativa chamada Uber SPOT: o motorista deveria anexar um dispositivo luminoso no para-brisas do carro. Uma vez que o passageiro solicita sua viagem e o app encontra um motorista habilitado, o usuário deve escolher uma cor. Chegado ao ponto de encontro, o dispositivo SPOT estará brilhando da cor que foi definida pelo passageiro, facilitando a localização do carro.

Beacon, em português, significa sinal luminoso. Uma gracinha, né?! 😍

Mais tarde, em 2016, a Uber mudou o nome de sua ferramenta para Uber Beacon e expandiu para Miami, Denver, Nashville (nos EUA) e Newcastle (no Reino Unido). Seguindo a mesma lógica de seu antecessor, trata-se de um hardware que fica afixado no para-brisas do carro e que possui tecnologia de pareamento de cores entre motorista e passageiros. Eles passaram a recomendar também que, os usuários segurem seu smartphone para exibir sua cor única e tornar mais rápida a identificação por parte do motorista.

Vejam a apresentação divulgada pela empresa:

Atualmente, o sistema disponível apenas nos EUA e Reino Unido e em 2018 a empresa publicou essa notícia de que iria expandir para mais cidades. Quem aí não fica ansioso por essa inovação? ❤

Obs: pra você que é um profissional de tecnologia, esse post contém informações técnicas a respeito do funcionamento do dispositivo.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected
Rolar para cima