Geralmente, o ano do cinema começa com as grandes premiações: Globo de Ouro, BAFTA, Oscar. E eu, começo sempre fazendo a promessa que não vou cobrir essas premiações. Em outras palavras, significa que não vou correr pro cinema pra assistir o novo filme do Scorsese, que não vou sair no tapa pra ser a primeira pra publicar sobre “Saltburn”, que não vou passar horas em frente ao computador buscando legenda pra “Segredos de um Escândalo”.
Em resumo, nunca é meu desejo acompanhar o cinema americano e as publicações de pauta quente. 🔥
Mas, todo ano, eu caio nessa armadilha. O que acontece ao longo ano é que me pego insatisfeita com as minhas publicações no Instagram, com o timing do que publico, com os videos que não foram gravados, com as séries de publicações que ficaram pra trás, com os filmes que assisto, com os filmes que não assisti.
Eu entendo que o público em geral tem essa vontade de saber das premiações, que quer saber dos filmes mais populares, mas não é esse meu interesse genuíno. Não são estes os assuntos que me motivam a falar sobre cinema. Existem outros tantos excelentes criadores que falam, muito bem, sobre isso.
Infelizmente, só me dou conta disso no final do ano, quando já não dá mais tempo de consertar, de fechar os ciclos que foram iniciados.
Acredito que o consumo excessivo de rede social faz toda a diferença para a sabotagem das minhas metas. São muitos estímulos, muito “olhar pra grama do vizinho”, muita comparação desnecessária. Todo esse cenário cria situação de exaustão e frustração pra mim.
Pensando nisso, eu resolvi mudar algumas etapas da minha rotina, adaptar meu cotidiano pra parar de cair no mesmo lugar de sempre.
Eu uso o Notion como plataforma de planejamento de conteúdo e desenvolvi um painel de controle com atalhos para os principais veículos onde crio. O Instagram já não é mais um deles.
Adicionei um espaço neste painel de controle com lembretes para minhas prioridades em 2024.
💡As ideias que tive em 2023 e acho que serão boas para 2024, passaram a ser projetos e vão ser administradas dessa forma, com datas pré-estipuladas para início e conclusão. Todas as etapas também já foram mapeadas para que eu tenha clareza dos desafios e quanto tempo terei para solucionar eventuais problemas.
📚Os e-books que planejo vender em 2024 também serão administrados como projetos.
Talvez você esteja pensando como vou dar conta de tanta coisa (?). Mas a verdade é que não é muito: 😝
🛠️Eu adorei falar sobre Funções Tecnicas do Cinema aqui na News, mas acho que foi um período longo demais e com texto demais em cada e-mail. Sendo assim, vou passá-lo para formato de e-book.
💌 Teremos mudanças na News, mas ainda não posso revelar o que vai acontecer. Só o que posso dizer é que a frequência vai mudar para 1x/semana.
▶️ O canal do Youtube contará com uma série de publicações sobre Diretores e será por tempo determinado, como as séries dos streamings.
🤳O Instagram não é uma prioridade, então vou sempre replicar conteúdo de algum outro lugar que já tenho criado. Sem grandes compromissos.
Foi esse jeito que encontrei para tornar o meu 2024 mais produtivo. Já tenho roteiros elaborados para o Youtube, já estou estudando novos assuntos, comprando livros, abrindo novos canais de conversa. Enfim, quero um ano diferente!
Mas antes de finalizar, não esquece de assistir ao vídeo de melhores filmes de 2023, clicando aqui.
Espero que seu 2024 seja um ano muito próspero, cheio de saúde, de conquistas e claro, de bons filmes! 🎬