Filmes Olímpicos pra não perder o espírito5 min read

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Essa é uma lista de filmes olímpicos pra você que, assim como eu, já está ficando órfão com a proximidade do encerramento dos jogos.
Vou te indicar 3 filmes pra manter essa chama olímpica acesa! 🔥

Em primeiro lugar, ficou Sonho Olímpico, disponível no Telecine. Penélope é uma jovem esquiadora que participa pela primeira vez das Olimpíadas de Inverno, e ela se encanta com o dentista voluntário Ezra. Dando suporte um ao outro, eles acabam criando um laço inesperado.

As olimpíadas são apenas o cenário para o relacionamento entre duas pessoas estranhas que, em circunstâncias normais, jamais se encontrariam ou formariam uma amizade.
Conseguimos acompanhar bem de perto outras expectativas que atletas e equipe técnica têm além de apenas estar no evento ou atingir um objetivo esportivo.
Mas, o filme também traz um pouco do clima da vila olímpica. Nesse sentido, acho bem interessante acompanhar essa rotina dos bastidores que nós não temos acesso.

Tensão em filmes olímpicos

Em segundo lugar, vamos de Foxcatcher, disponível na Paramount+ e no NOW gratuitamente pra quem é assinante. O ex-campeão olímpico de luta Mark Schultz recebe um convite do milionário John du Pont para viajarem e organizarem juntos uma equipe para os Jogos de 1988 em Seul. Mas uma tragédia cruza seu destino.

Baseado em fatos, assistimos às melhores interpretações das carreiras de Channing Tatum e Steve Carell. Inclusive, o título recebeu 5 indicações ao OSCAR, incluindo a de melhor ator para Steve Carell. Você irá acompanhar um excelente estudo de personagem com as olimpíadas e o esporte como pano de fundo. Eu acho que filmes esportivos possibilitam acompanhar de forma muito intima todo desenvolvimento da personalidade maníaca que treinadores e atletas podem desenvolver. O filme tem muita tensão e angústia, é excelente!

Agora pra sair um pouco do comum no topo da lista vem Ícaro, da Netflix.

Neste documentário vencedor do Oscar, um ciclista norte-americano mergulha em um gigantesco escândalo de doping envolvendo um cientista russo caçado por Putin. O filme de Bryan Fogel ganhou o Oscar de Melhor Documentário em 2018 e o inédito Orwell Award no festival de Sundance.

O melhor desse doc é que a gente consegue entender perfeitamente por que a Rússia não está concorrendo como nação agora nos jogos de Tóquio. Pra quem não sabe, quando os atletas russos sobem ao pódio depois de ganhar um ouro olímpico, não podem cantar seu hino. Em vez disso, eles ouvem um concerto para piano de Tchaikovsky. Além disso, também não podem agitar a bandeira do país ou competir em nome de sua nação. Eles disputam os jogos sob o nome de Comitê Olímpico Russo.

Bônus

Eu recomendo Munique (2005 – NOW)

O governo israelense envia uma missão secreta de retaliação para matar onze pessoas ao redor do mundo. Tal fato se dá depois que terroristas palestinos assassinam onze atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique em 1972. Assim como os anteriores, esse aqui também é um filme baseado em fatos históricos e sobre um atentado que merece muita atenção. Ressalto a Fotografia de Janusz Kaminski, parceiro de longa data de Spielberg e a melhor atuação de Eric Bana

Por último, mas não menos importante vem Slalom – Até o Limite. Disponível nos cinemas e foi destaque no festival do Rio desse ano.

Lyz, de 15 anos, acaba de ingressar numa prestigiosa equipe de esqui sob os cuidados de Fred, ex-campeão que assume o papel de treinador. Entusiasmada pelo apoio recebido por Fred depois de de acumular sucessos, Lyz se entrega de corpo e alma ao seu objetivo. Mas, ela começa a ficar abalada sob a pressão e o domínio exercidos pelo treinador.

Tive a oportunidade de assistir no festival do Rio, que surpreendentemente neste ano, foi transmitido pelo Telecine. Filme tenso, angustiante, emocionante e que mostra bem claramente como os treinadores têm poder sob os atletas. Especialmente quando eles são assim tão jovens e não têm suporte familiar. É incrível!

Eu não sei em quantas ou quais salas de cinema ao redor do Brasil está disponível. Entretanto, lembro aqui que, caso você decida ir, proteja-se e tome todas as medidas sanitárias necessárias.

Por fim, se você já assistiu a algum desses filmes, comenta aqui embaixo e compartilhe com seus amigos!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected
Rolar para cima