Na 1ª parte de Laranja Mecânica temos algumas características que podem ser observadas a partir desta cena para frisar a fase ultraviolenta e de abuso de drogas de Alex, como:
- As cores fortes bem marcadas;
- O uso da técnica chamada dolly shots: cenas de close e em plano aberto, a câmera fica em cima de um trilho acompanhando o andar do personagem;
- Muita luz;
- Zoom fluido.
Uma curiosidade sobre esta cena, da loja de discos, é que o local realmente existe, trata-se da Chelsea Drugstore.
Algo constante é a insinuação sexual, presente na maioria das cenas da primeira fase, além da obsessão por simetria. Tanto Alex na foto acima, quanto a Mulher dos Gatos na foto abaixo parecem estar no meio do plano.
Adoro essas cenas de quando Alex vai assaltar o Spa da Mulher dos Gatos: câmera em primeira pessoa, todas aquelas representações sexuais e aquela escultura do falo futurista são demais! A obra pertence ao artista Herman-Makkink, chama-se Rocking Machine (1969) e não foi desenvolvida para o filme.
Outro ponto interessante é que Kubrick veio das filmagens de “2001, Uma Odisseia No Espaço” que foram caríssimas e afim de provar que era capaz de fazer um filme com menor orçamento, Laranja Mecânica foi filmado em locais próximos à casa de Kubrick, em Thamesmead, Londres.
LEIA também:
STANLEY KUBRICK: onde assistir filmes do diretor
Ontem teve um #tbt no instagram para lembrar que hoje é aniversário de ninguém menos…
Qual é a função da paleta de cores em Laranja Mecânica?
A primeira cor em Laranja Mecânica
O que falar sobre Laranja Mecânica que ainda não tenha sido amplamente explanado e, principalmente,…