Laranja Mecânica – 1ª Fase2 min read

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Na 1ª parte de Laranja Mecânica temos algumas características que podem ser observadas a partir desta cena para frisar a fase ultraviolenta e de abuso de drogas de Alex, como:

  • As cores fortes bem marcadas;
  • O uso da técnica chamada dolly shots: cenas de close e em plano aberto, a câmera fica em cima de um trilho acompanhando o andar do personagem;
  • Muita luz;
  • Zoom fluido.

Uma curiosidade sobre esta cena, da loja de discos, é que o local realmente existe, trata-se da Chelsea Drugstore.

laranja mecanica

Algo constante é a insinuação sexual, presente na maioria das cenas da primeira fase, além da obsessão por simetria. Tanto Alex na foto acima, quanto a Mulher dos Gatos na foto abaixo parecem estar no meio do plano.

scene-03xxxhdpi

Adoro essas cenas de quando Alex vai assaltar o Spa da Mulher dos Gatos: câmera em primeira pessoa, todas aquelas representações sexuais e aquela escultura do falo futurista são demais! A obra pertence ao artista Herman-Makkink, chama-se Rocking Machine (1969) e não foi desenvolvida para o filme.

scene-04

Outro ponto interessante é que Kubrick veio das filmagens de “2001, Uma Odisseia No Espaço” que foram caríssimas e afim de provar que era capaz de fazer um filme com menor orçamento, Laranja Mecânica foi filmado em locais próximos à casa de Kubrick, em Thamesmead, Londres.

LEIA também:

A primeira cor em Laranja Mecânica

O que falar sobre Laranja Mecânica que ainda não tenha sido amplamente explanado e, principalmente, o que falar sobre Stanley Kubrick que ninguém conheça? Difícil, …
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

2 comentários em “Laranja Mecânica – 1ª Fase”

  1. Pingback: STANLEY KUBRICK – Veja onde assistir filmes do diretor – color my days

  2. Pingback: Laranja Mecânica — 2ª parte – Color My Days

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected
Rolar para cima