Lançado em 1963, “Os Pássaros” vem depois de “Psicose” que foi um enorme sucesso e, portanto, com uma enorme responsabilidade de manter a fama do diretor em apresentar filmes surpreendentes e de altíssima qualidade. Dessa forma e sem decepcionar, “Os Pássaros” é tido como o último longa de amplo sucesso de Hitchcock. (Embora eu ache injusto pois “Marnie” e “Frenesi” são filmes muito bons!)
A raça humana é que dificulta a existência da vida no planeta
Traveling Salesman at Diner’s Bar
- Título original: The Birds
- Data de lançamento: 28 de março de 1963 (EUA)
- Diretor: Alfred Hitchcock
- Diretor de Fotografia: Robert Burks
- Elenco: Rod Taylor, Tippi Hedren, Jessica Tandy
- Sinopse: Melanie Daniels, uma bela e rica socialite, conhece o advogado Mitch Brenner em um pet shop e fica interessada nele. Após o encontro, ela decide procurá-lo na cidade de Bodega Bay, Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. Entretanto, Melaine só não sabia que iria vivenciar algo assustador: milhares de pássaros se instalaram na localidade e começam a atacar as pessoas.
Para este filme, Hitchcock apostou em Tippi Hedren (mãe de Melanie Griffith e avó de Dakota Johnson da franquia 50 Tons de Cinza), uma atriz, até então, desconhecida; mas que se saiu muito bem no papel da protagonista. O diretor é mais uma vez inovador, ao trazer um dos primeiros filmes de ataque animal do cinema, é um filme de terror psicológico e quase sobrenatural além de sua obra com maior número de efeitos especiais.
A sinopse já é bem conhecida por todos, Melanie Daniels (Hedren) é uma socialite que conhece o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) em uma loja de animais e se interessa por ele. Após este encontro, ela vai atrás do rapaz, em sua cidade, Bodega Bay. Surpreendentemente, ela não sabia que iria vivenciar o assustador ataque de milhares de pássaros que se instalaram na localidade. É um filme muito maduro do ponto de vista técnico onde o diretor reúne aspectos de design visual, Direção de Fotografia, Edição e Design de Som para criar um filme de terror psicológico no qual é necessário sobreviver frente a um perigo repentino, um tema com o qual todos podem se identificar.
Podemos notar que desde “Psicose”, o diretor carrega uma agressividade mais acentuada, principalmente com as mulheres. Entretanto, “Os Pássaros” pode ser visto a partir de uma perspectiva feminista, uma vez que a protagonista é uma mulher mais liberal, moderna e independente; ao contrário das moças habitantes de Bodega Bay, que é uma cidadezinha bem conservadora e careta. É também um dos poucos filmes onde estamos com a personagem principal o tempo todo, a estória é contada por ela.
Hitchcock utiliza a Direção de Fotografia para ilustrar sua narrativa e associar os pássaros às ações dos personagens. Nas primeiras cenas registradas, acompanhamos os passos de Melanie, até que alguém assobia em sua direção, ela para e a câmera também. Nesse momento também temos a presença do ponto de vista subjetivo. Quando ela percebe os sons de pássaros, olha pro céu e temos sua mesma visão.
Algo a se notar é a completa ausência de trilha sonora. Nesse sentido, não há musica nenhuma durante todo o filme, apenas o insistente e, por que não dizer a crescente ameaça, do barulho de aves.
Entrando na loja de animais, que só tem pássaros, a câmera continua seguindo Melanie. E assim, observamos que, ao seu redor, os pássaros estão enjaulados e confinados, subentendendo-se que estão sob o controle dos humanos. Os eventos que virão a seguir irão subverter totalmente esta situação quando um bando de pássaros mal feitores irá coagir Melanie.
Por que as aves atacam?
Ao mesmo tempo que Melanie chega à cidade, iniciam-se os ataques dos pássaros.
Um presságio de que ela é o ponto de desequilíbrio e essas ofensivas aparecem quando há relações conflituosas e emocionais.
Além disso, ela própria é a primeira a sofrer investidas.
A mãe de Mitch, Lydia (Jessica Tandy) assim como outras mães nas obras de Hitch, é controladora, ciumenta, dominadora e a nova namorada do filho parece não cair em suas graças. Somente quando Melanie está vulnerável e mais dependente, é que sua sogra parece ampará-la.
Posteriormente, durante um dos momentos mais emblemáticos do filme, temos uma cena que é uma aula de edição (George Tomasini é o responsável) e direção de fotografia (Robert Burks). O diretor usa o tempo para fazer suspense combinado aos elementos técnicos.
Em um dia típico de Bodega Bay, Melanie atende às vontades de Lydia e vai buscar Cathy (Veronica Cartwright), irmã de Mitch, na escola. Ela se senta num banco onde há um parquinho atrás e diversos pássaros começam a pousar sem que a moça note. Ela está calmamente fumando, e assim, cada vez mais pássaros vem povoar o brinquedo. Sua expressão de surpresa e terror denotam um medo genuíno, quando ela se dá conta do que está por vir. Enquanto isso, nós que assistimos a cada uma dessas aves chegando, já ficamos extremamente angustiados e apavorados! Simplesmente, não temos como chamá-la e avisar o que estava acontecendo. 😣😳
Os enquadramentos
Temos diversos enquadramentos vindos de cima, o que nos dá o mesmo ponto de vista das aves, a câmera subjetiva que eu tanto amo! — Acho que essa é uma das melhores formas de se transportar para o lugar do personagem em questão. — Alguns dizem que é o olhar de Deus, eu fico com a interpretação de que é dos pássaros. Por exemplo, é essa tomada, quando Melanie está dentro da cabine telefônica onde se abriga para fugir do ataque ao posto de gasolina.
A semelhança entre a revolta dos pássaros e a atitude de vanguarda de Melanie é visível quando chegamos aos últimos momentos do filme. Depois de ser diretamente atacada e totalmente entregue a família de Mitch, o fim é apocalíptico e as aves cessam as ofensivas. Melanie está totalmente domada e não apresenta mais perigo àquela cidade.
Em resumo, é interessante que o diretor não apresente nenhuma explicação para os ataques. Com poucos recursos de explosões e sustos, ainda assim ele consegue manter a atenção do telespectador. Hitchcock prova em cada um de seus filmes que é um mestre no controle de enquadramentos e ângulos para alcançar os efeitos emocionais que deseja.
“Os Pássaros” é um bom exemplo disso além de ser meu filme favorito dele! 💚