Vingadores: Endgame – Por que o THANOS é ROXO?8 min read

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Entenda aqui a psicologia por trás da cor do maior vilão dos Vingadores!

Eu aposto como todo mundo aí já deve ter assistido Vingadores: Utimato, né?! Gente, eu fiquei MUITO histérica quando recebi o email do ingresso.com falando sobre a pré-venda. Sério, fazia muito tempo que não ficava tão ansiosa por um filme. Acabou que só assisti 4 dias depois da estréia, mas, foi bem no dia do meu aniversário e eu acho que foi um dos melhores dos últimos anos: fazer o que você mais gosta, com quem você mais gosta bem no seu dia especial é maravilhoso, né?!

Eu sinceramente, amei o filme. Entrou para os meus preferidos do universo MARVEL. Eu continuo achando Pantera Negra o melhor filme da MARVEL (tem post aqui sobre isso!), mas o Ultimato conquistou meu coração como filme afetivamente preferido 😍. Adorei a humanização dos heróis, os flashbacks, achei tudo isso uma homenagem a nós que nos dedicamos a assistir toda a saga deles. Sobretudo, acho que foram excelentes fechamentos para o Homem de Ferro e Capitão América que foram os líderes ao longo desses anos.

CORES E FOTOGRAFIA

Em termos de Fotografia, cores, CGI, como sempre a MARVEL ahazzou! Acho que eles mandam super bem, mas não acho que esse seja um filme onde a Fotografia seja protagonista ou a paleta de cores exerça uma forte influência sobre a narrativa. Acho que aqui o roteiro e direção são os principais fios condutores dentro desse longa.

Mas pra não dizer que não falamos de cores, existem diversas cenas onde temos uma forte presença de azuis e verdes. Mais voltados para tonalidades frias e com iluminação mais baixa, presença de sombras e consequentemente forte presença do preto para acompanhar o tom meio fúnebre que cerca a época pós-Thanos.

E por falar em Thanos, alguém já pensou no porquê ele é roxo?

Começando do começo, Thanos foi criado pelo escritor e artista Jim Starlin que teve esta ideia durante suas aulas de psicologia na universidade. Ele pegou a ideia e levou até o editor Roy Thomas da Marvel que o sugeriu fazer uma edição do Iron Man. Para Starlin, Thanos era um personagem muito mais magro e Roy sugeriu que ele fosse mais forte, até que mais tarde, Starlin gostou tanto da ideia que não parou de aumentar o tamanho do vilão. O artista admitiu que o visual do personagem foi inspirado em Darkseid de Jack Kirby, artista da DC e criador dos Novos Deuses.

Thanos nasceu em Titan, uma das luas de Saturno. É filho dos Eternos, A’lars e Sui-San; seu irmão é Eros. Thanos carrega a síndrome dos Deviants que é caracterizada como uma mutação e, como tal, compartilha a aparência física dos Eternos. Chocada com sua aparência, dizendo ter visto a morte em seus olhos e com a crença de que ele destruiria toda a vida no universo, Sui-San tentou matá-lo, mas foi impedida por A’lars. Durante seus anos de escola, Thanos era um pacifista e só brincava com seu irmão Eros e animais de estimação. Na adolescência, Thanos ficou fascinado com o niilismo e a morte, adorando e eventualmente se apaixonando pela personificação física da morte, A Morte, que é também um personagem da Marvel.

Contexto

Se você não sabe o que é niilismo, trata-se de uma doutrina filosófica que indica um pessimismo e ceticismo extremos perante qualquer situação ou realidade possível. Consiste na negação de todos os princípios religiosos, políticos e sociais. O conceito de niilismo teve origem na palavra em latim nihil, que significa “nada”.

Enquanto adulto, Thanos aumentou sua força física e poderes através de seu conhecimento científico superior. Ele também tentou criar uma vida para si mesmo, gerando muitas crianças, além de se tornar um pirata do espaço. Ele não encontra nenhuma realização até que tenha um novo encontro com a Morte, por quem ele mata sua prole e o capitão de sua tripulação.

Com relação a sua personalidade, ele é alguém extremamente orgulhoso, violento, que gosta de enganar e implacável a ponto de não se importar em sacrificar inúmeros planetas e civilizações, até mesmo sua própria raça, para louvar a Morte e conquistar seu afeto. Thanos também possui uma fome insaciável por poder, sempre em busca de objetos de poder incalculável, como o Tesseract e as Jóias do Infinito. Extremamente estudioso e inteligente, ele fala de maneira sofisticada com um comportamento calmo, de fácil compreensão. Apesar de sua personalidade megalomaníaca, Thanos junta forças aos heróis quando percebe uma ameaça mais perigosa do que ele. Ele já travou batalhas com Thor, Gamora, Spider-Man, com os Guardiões da Galáxia, Capitão Mar-vell e até com Deadpool.

Thanos possui habilidades comuns aos Eternos, mas ampliado em maior grau através de uma combinação de sua herança mutante, amplificação biônica, misticismo e mais alguns poderes concedidos pela Morte, como a imortalidade. Ele tem uma enorme força sobre-humana, velocidade, resistência, imortalidade e invulnerabilidade, pode absorver e projetar grandes quantidades de energia cósmica, e é capaz de telecinese e telepatia. Ele pode manipular matéria e viver indefinidamente sem comida, ar ou água, é imune a todas as doenças terrestres e tem alta resistência a ataques psíquicos. Thanos também possui uma inteligência sobrenatural, qualidade que é considerada sua arma mais letal, a mente.

E por causa disso tudo que ele é roxo!

Vou explicar… a cor é frequentemente associada àquilo que tem magia, que é sobrenatural, que é ilusório e fantástico porque ela não é facilmente encontrada na natureza. Além disso, historicamente, o roxo é a cor do poder. Não à toa, nos filmes, a jóia do poder é roxa e não vermelha como nos quadrinhos. Mas isso é papo pra um outro vídeo. Se você quiser saber as diferenças e significados das cores das joias do infinito nos quadrinhos e nos filmes, deixa aqui embaixo nos comentários. 💬👇

Na teoria das cores, a roxo é a combinação do azul com o vermelho: o azul é uma cor essencialmente fria que se combina com o quente do vermelho. Essa mistura traz uma tendência equilíbrio e de dualidade. Assim como o Thanos, que começou sua vida como um sujeito tranquilo, de paz e acabou virando àquele que, de formas não muito amigáveis, gostaria de trazer o equilíbrio pra Terra.

Desde o Velho Testamento a cor púrpura é mencionada como uma cor de muito valor devido ao seu preparo. Por séculos, a púrpura, era obtida através de espécies de molusco nativos do Mar Mediterrâneo e em enormes quantidades, o que causou sua extinção. E por isso, a púrpura é um dos mais importantes e mais caros pigmentos naturais da Antiguidade. Era a cor usada pelos reais do Império Romano e chegou a ser decretada pena de morte para quem além deles usasse, do império Bizantino. Acho que essa é uma cor perfeita para um vilão como Thanos. Além de ser o vilão mais forte e mais poderoso da Marvel, essa busca pelo poder está na sua personalidade.

Mais tarde a cor é associada aos sacerdotes e até hoje está muito ligada a religiosidade, ao místico e à espiritualidade. A gente já viu o uso desse recurso do roxo dentro Universo Marvel, em Pantera Negra. Eu escrevi um post sobre o Pantera – se você ainda não leu, leia aqui – quando T’challa depois de tomar o líquido da erva em formato de coração, que também é roxa, vai para o Plano Ancestral e encontra com seu pai que já está morto. Nessa cena a gente vê o Zuri, que é um conselheiro, um mentor para T’challa, vestido de roxo também e conduzindo o rei durante esse ritual.

Aliás, no cinema, na maioria das vezes que o roxo aparece é pra evidenciar que alguém ou algo vai morrer ou passar por alguma transformação ali. Vocês que assistiram Pantera Negra, Guerra Infinita e Ultimato, comentem aqui: é verdade essa afirmação?

Eu vi um monte de polêmicas aí pela internet com relação as cores do Thanos que foram mudando de acordo com os filmes, mas na real gente.. eu acho que não tem nada demais. Só mudou a tonalidade porque ele sempre foi roxo. Isso pode ser apenas diferenças de ponto de vista dos diversos artistas visuais que já passaram pelo MCU.

Essa foi a minha interpretação do porquê o Thanos é roxo. Se você curtiu esse vídeo e quer ver mais como esse, deixa seu comentário aqui embaixo e não deixa de compartilhar com seus amigos!

Compartilhe!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

2 comentários em “Vingadores: Endgame – Por que o THANOS é ROXO?”

  1. Pingback: [OPINIÃO] Capitã Marvel - É feminista mesmo? | COLOR my days

  2. Pingback: Crítica de Nomadland: forte candidato ao Oscar 2021 | COLOR my days

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected
Rolar para cima