New Order, o filme que abriu o festival5 min read

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Antes de mais nada, esse foi o filme mais hype da atual edição da Mostra. Em contrapartida ao alvoroço que causou para a compra dos ingressos, New Order não justifica a fama.
Já adianto pra vocês, que o mexicano, grande destaque da Perspectiva Internacional não me agradou.

Cores e Fotografia

No que diz respeito às cores, o que mais chama atenção é o verde como instrumento de agressão e vandalismo utilizado pelo grupo que está causando a desordem na cidade.

Nesse sentido, partindo do ponto de vista que eles são os agressores, faz muito sentido e está de acordo: em grande parte dos filmes a cor do vilão é verde.
Como por exemplo, frequentemente assistimos filmes de bruxa onde seus venenos são feitos em grandes caldeirões, que, frequentemente trazem fumaças verdes.
Também é comum que o verde seja um símbolo de raiva. Lembram-se do Hulk ? Apesar de não ser o vilão, sempre que ele está com raiva, fica verde!

De um outro ponto de vista, os agressores usam roupas militares, que também predominam o verde. Ou seja, de alguma forma esse grupo tinha intenção de ascender como um novo poder, uma nova ordem, justificando assim o nome do filme, New Order = Nova Ordem.

o vermelho atípico

Outro ponto que chama atenção é uma noiva vestida de vermelho, algo atípico na nossa sociedade mas que talvez seja comum no México.
Depois de uma rápida pesquisa, as roupas tradicionais mexicanas receberam influência dos, astecas, maias e outras mulheres indígenas do México antigo que usavam saias e blusas de cores vivas. Estas eram feitas de algodão ou tecidos à base de cactos. Ainda, pode-se ver cores e tecidos tradicionais nos estilos de roupas mexicanas atuais, com seus bordados brilhantes, uso de cores, detalhes com nós e uso de tecidos naturais e legais.


Da mesma forma, os espanhóis também influenciaram os estilos dos vestidos de noiva tradicionais mexicanos ao longo dos séculos mais do que qualquer outra cultura. Os vestidos derivados da influência espanhola geralmente contêm elementos de estilo flamenco, salsa e matador. Por exemplo, vestidos de noiva com babados em camadas e jaquetas bolero refletem os estilos de roupa tradicionais espanhóis. Esses vestidos são perfeitos para um casamento grande, elaborado ou luxuoso. Até mesmo alguns dos estilistas mais chiques possuem vestidos com influências espanholas. Nesse sentido, podemos entender porquê a noiva aqui optou por um tailleur vermelho para a cerimônia de casamento civil.

Já me segue no Instagram?

Como não?! 😱 Você fica sabendo sempre que tiver novos artigos no blog e
desfruta de conteúdos exclusivos para a plataforma.
Clica aqui embaixo pra não perder mais nada! 👇

além das cores

O primeiro ato, ou em outras palavras, a primeira meia hora do filme é realmente muito boa. A gente vê uma atmosfera de caos, de argumentação, mas isso se perde a partir do inicio do segundo ato e assim segue até o final.

Nesse meio tempo, só o que vemos em New Order é uma justificativa rasa pra mostrar violência nas telas.

Personagens mal construídos, estereotipados, argumentação fraca e pouca contestação.
Se o diretor entende que a sociedade têm seus problemas, que as instituições e governo de seu país são, de alguma forma, quebrados e doentes, faltou coragem pra enveredar por este caminho. Só o que vi foi violência gratuita.

Filmes relacionados

Por falar nisso, em termos de “Violência Gratuita”, Haneke faz muito melhor e com mais sabedoria.

Até Boon Joon-Ho com seu “Parasita” faz muito melhor.

Além do nosso adorado vilão “Coringa” faz critica social melhor que Nova Ordem, mesmo que Todd Phillips diga que não foi sua intenção.

Em resumo, eu já tô cansada de ver lacrada gratuita no cinema, não sei vocês.
De qualquer forma, os ingressos pra Nova Ordem se esgotaram rapidamente e não houve outra sessão.

Muito obrigada por sua leitura, espero que tenham gostado!
Pra você que é meu leitor fiel, eu também agradeço muito e peço que compartilhem com outros cinéfilos. Isso é muito importante pra ajudar a página a crescer!

me siga nas redes sociais!

LEIA também:


No post found!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected
Rolar para cima