Má Sorte no Sexo ou Pornô Amador4 min read

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

“Má Sorte no Sexo ou Pornô Amador” é uma comédia dramática de origem romena que será exibido na 45ª Mostra de Cinema de SP. Ler isto já é suficientemente curioso. Aqui, Emilia (Katia Pascariu), uma professora do ensino básico, participa num vídeo íntimo amador com o seu marido. Tal filmagem acaba caindo na Internet, para ira dos pais dos seus alunos. Com a sua carreira e reputação em risco, Emi se vê obrigada a participar de uma reunião com os pais e a diretora da escola para definir seu futuro.

Radu Jude é o diretor do longa e conta com cenas iniciais de sexo explícitas. Tal fato denuncia a intenção dele de normalizar o ato sexual e tratar como algo comum. Até quebra aquela atmosfera de algo impróprio que alguns podem sentir.

O cenário em que o filme acontece

Além disso, vemos também que as filmagens aconteceram durante a pandemia e em boa parte das tomadas, pessoas usam máscaras. Sim, há pessoas com máscaras no queixo, assim como temos aqui. Certamente entendemos que o diretor precisou contextualizar não apenas o momento em que tudo acontece como também marcou o cenário econômico do país. Existem muitas tomadas de marcas, brigas de transição, atenção a preços e outros comentários do tipo.

Inicialmente, percebemos que o filme se divide em 3 partes. Nesse sentido, o primeiro e segundo atos são muito longos. Eles fazem com que a gente não entenda como tudo aquilo se conecta com a história principal de Emi.
Sob esta mesma perspectiva, vejo que uma montarem mais dinâmica poderia conectar os 3 atos de forma mais coesa. Aos 55 minutos de filme, estava morrendo de sono e disposta a desistir pois simplesmente não entendia como tudo aquilo se conectava. É uma parada brusca numa história que já não estava se desenvolvendo muito bem. Cheguei a me questionar o que o diretor tinha mais pra me mostrar em outra hora de filme.

Apesar disso, achei a ideia da parte do meio do filme diferente, funciona como uma Wikipedia animada. Enquanto surgem assuntos na tela, temos o ponto de vista da sociedade romena sobre aquilo.

Felizmente o 3º ato foi capaz de me despertar, mas não a ponto de esquecer que eu já estava ali há 1h10! Somente a partir daqui é que entendemos que o Diretor quis criar todo um contexto histórico pra nos mostrar que a Romênia poderia ser aqui.

A parte realmente interessante de “Má Sorte no Sexo ou Pornô Amador”

Toda a história acontece em Bucareste, mas poderia ser em diversos outros lugares, como por exemplo aqui no Brasil. Porém só percebemos isso durante a parte final, na discussão entre pais e professores. Apesar de um pouco teatral, algo que não me agrada muito, este momento marca pessoas debatendo nos tempos atuais. Temos o retrato de uma sociedade hipócrita onde ninguém se importa com ninguém. São pessoas mais interessadas em atacar, apontar dedos sem ouvir o outro, sem empatia.

E toda essa discussão causa muito desconforto, incômodo e uma certa angústia porque a professora não tem qualquer tipo de apoio por parte de ninguém. O fato de ela estar durante uma reunião com os pais já é absurda o suficiente pra nos causar muito constrangimento e aflição.

Em resumo, eu gostei do filme, mas provavelmente não escolheria pra assistir durante a Mostra. Acho que têm outros filmes mais interessantes no catálogo.

Compartilhe!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected
Rolar para cima