Verdades Secretas de 2015 é imbatível6 min read

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Recentemente perguntei numa enquete no instagram quem gostaria que eu fizesse uma critica sobre Verdades Secretas 2. A maioria disse que queria. Pra mim, é muito difícil falar sobre a segunda temporada sem citar a primeira. Assim sendo, resolvi fazer uma analise sobre a primeira edição e discorrer um pouco sobre os subtemas que são diversos.

Primeiramente, Verdades Secretas traz a historia de Angel, uma jovem que vem do interior de São Paulo para a capital com o sonho de ser modelo. Quem acompanha aqui com assiduidade sabe das diversas historias do tipo. Recentemente falei sobre “Noite Passada em Soho” e anteriormente sobre “Suspiria” que abordam o mesmo assunto. Entretanto, por ser uma novela, “Verdades Secretas” tem mais tempo para debater mais seus subtemas.

Verdades Secretas é principalmente sobre dinheiro. Mas também sobre poder, sexo, sedução, fama, sexualidade, vícios, pais, mães, família. Posso acrescentar amor e desejo não só na  terceira idade como também na meia idade, beleza nesses estágios da vida. em outras palavras, podemos afirmar que o folhetim cobre diversas questões da vida cotidiana, mas o faz com sofisticação e sem vulgaridade.

Além disso, Verdades Secretas traz um elenco de peso. Marieta Severo, Rodrigo Lombardi, Drica Moraes, a estreante Camila Queiroz que não faz feio em momento algum. Rainer Cadete traz o alivio cômico necessário, assim como Eva Wilma, entre outros. A interpretação do eixo principal é extremamente harmônica, uniforme e não traz qualquer tipo de duvida de que tudo aquilo é real. Nesse sentido, o texto da série é inteligente, fluidos e populares .Mas sem cair no ordinário, sem a necessidade de explicar e se repetir a todo momento. Vejo mérito do roteiro escrito por Walcyr Carrasco que também assina a direção da novela.

A estética inovadora de Verdades Secretas

A direção artística de Mauro Mendonça Filho é um grande ponto positivo dentro da trama. Principalmente por suas escolhas estética. Por exemplo, as cenas de sexo, que não são poucas mas são necessárias, são bonitas, sofisticadas, quentes e ao mesmo tempo delicadas. A iluminação fica encarregada de mostrar o que é preciso, dar forma aos corpos dos atores e esconder pra provocar curiosidade. Nesse sentido, a fotografia acompanha a estética e por vezes parece documental. Como por exemplo, as cenas dos bastidores dos desfiles dão impressão de documentário com imagem granulada, alaranjada e com divisão de telas. Os ensaios fotográficos e cenas de passarela têm estética de videoclipe com caras e bocas dos atores e modelos. Tudo isso nos imerge no mundo de glamour proposto pela série.

Por outro lado, a câmera se despe de todo requinte nas cenas protagonizadas por Larissa (Grazi Massafera) na Cracolândia. Aqui as cores têm pouca saturação, as luzes são mais azuis, temos a presença de sombras e volta a estética documental. Eventualmente, quase jornalística. Do mesmo modo, a maquiagem da emissora não poupou esforços em enfeiar Grazi. Aliás, esse núcleo é arrebatador! Maquiagem, penteados, figurinos e as atuações inspiradas de todos são impressionantes. Uma das cenas que mais me marcou foi a reação de Larissa ao se olhar no espelho e ficar horrorizada com a imagem. É extremamente chocante e comovente.

Maturidade foi a chave para o sucesso

Desde que a primeira cena de “Verdades Secretas” foi ao ar, fica claro que a Globo não tinha pressa em apresentar sua história, seus personagens e dar o tom. Com a finalidade de estabelecer o mistério e evidenciar a tridimensionalidade de todos, os segredos vêm a tona. Por consequência, conseguimos nos identificar um pouquinho com cada uma dessas pessoas. E assim, a medida que o tempo passa, estamos cada vez mais envolvidos, perdidos e sem saber pra quem torcer, tudo parece tão errado. Na minha opinião, é aí que está o brilhantismo da série.

Por fim, sutilmente somos engolidos por uma trama de intrigas e traições que parece não ter solução. São pessoas totalmente interligadas pela mentira e por somente verem seus próprios interesses.
Além disso, foi um acerto tratar de assuntos pesados como prostituição e drogas de forma aberta, com maturidade.

Cada personagem de Verdades Secretas é tão complexo que daria um artigo de análise sobre cada um deles. Antes de falar sobre a segunda temporada da novela, eu ainda quero fazer uma analise exclusiva sobre Angel. Como protagonista, ela é a personagem que passa por uma maior transformação. Então, aguardem!

Enquanto isso, que tal contar para seus amigos sobre este site? Obrigada por sua leitura e se curtiu, compartilhe!

Compartilhe!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected
Rolar para cima