filmes imperdíveis de hitchcock5 min read

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Esta lista de filmes de Hitchcock faz parte de uma série de publicações especiais que sairá por aqui neste mês.

Agosto é o mês de seu aniversário, eu adoro falar sobre ele, tava com ranço de fazer uma lista de dia dos pais, então acho que temos a cena perfeita para finalmente, falarmos mais sobre Hitchcock!

Dessa forma, aqui estão meus filmes favoritos do diretor, elencados por ordem de preferência e o melhor de tudo: todos estão disponíveis no Telecine Play.

Festim Diabólico

lista de filmes hitchcock

Antes de mais nada, este não é dos títulos mais populares de Hitchcock, mas pra mim, “Festim Diabólico” foi amor à primeira assistida!

Primeiro filme em cores de Hitchcock, ambientado em apenas 1 cenário, aqui o diretor recria o planejamento de um grande filme de suspense onde os personagens são a equipe técnica. Ou seja, o diretor faz uso de metalinguagem para contar uma história, recurso que posteriormente será reutilizado, porém com outros métodos.

Além disso, foi uma das primeiras obras a simular o plano sequência de forma tão verossímil.

Outra curiosidade que posso citar sobre “Festim Diabólico” é que Hitchcock traz um ar queer pra este filme, algo que demorei um pouco pra ver, mas depois não tem como “desver”..

Tem análise completa do filme aqui.

A Sombra de Uma Dúvida

lista de filmes hitchcock

Se tem uma coisa que Hitchcock faz como ninguém é te surpreender, te oferecer o inesperado. “Em Sombra De Uma Dúvida”, ele traz tio e sobrinha com o mesmo nome, pra confundir ainda mais suas ideias!

Por outro lado, este aqui também não é um filme muito popular, entra em 4º lugar na lista justamente por conta de seu roteiro cheio de curvas e de conclusões precipitadas pelo espectador. É excelente!

Um Corpo Que Cai

lista filmes hitchcock vertigo

Embora seja considerada a obra-prima de Hitchcock, “Um Corpo Que Cai” ficou em 3º lugar na minha lista.
Ele não me causou o mesmo impacto quanto o título que está na primeira colocação.

De qualquer forma, “Vertigo” é um dos maiores plot twist de todos os tempos em minha opinião.
Quando você pensa que o filme tá acabando, Hitchcock vai lá e te pega de jeito embaralhando tudo que já havia sido concluído.

Além disso, a forma como Hitchcock faz uso da paleta de cores imprime uma estética singular e que muito fala pelas fases da jornada do herói.
Em outras palavras, as cores expressam características tanto do protagonista quanto da coadjuvante. É simplesmente incrível, coisa de gênio.

Janela Indiscreta

Hitchcock janela indiscreta

Se tem um filme que recria a arte de fazer filmes, é “Janela Indiscreta”. Lembra da metalinguagem que comentei em “Festim Diabólico”?
Então, neste aqui, o diretor faz aquilo que há de mais cinematográfico: traz o voyeurismo como tema.
O que há de mais cinema do que um voyeur observando o comportamento alheio?

Sob o mesmo ponto de vista, eu adoro os subtextos que Hitchcock traz para “Janela Indiscreta” de forma tão sutil quanto a maneira com que ele nos coloca no lugar do protagonista interpretado por James Stuart. A conclusão é que nós somos tão observadores quanto ele.

Além disso, o filme traz a icônica Grace Kelly como coadjuvante, roubando a cena com um guarda roupa impecável e que fala por sua personagem.
No post onde falo sobre “Janela Indiscreta” vocês podem conferir uma análise completa sobre a jornada da cor no figurino dela.

Clica aqui pra ler!

Os Pássaros

lista hitchcock pássaros

Em primeiro lugar na lista de filmes dirigidos por Hitchcock, está esse filme que adoro não só pelos aspectos técnicos apresentados, trazendo efeitos visuais inovadores, ausência de trilha, montagem e edição primorosos; mas também pelo olhar feminista que ele emprega.

Ao mesmo tempo que este é seu primeiro filme com uma protagonista mulher (Tippi Hedren é a loira da vez), onde acompanhamos sua jornada em 100% do tempo; o filme também traz uma história pra lá de assustadora com argumentos aparentemente superficiais.

Quando eu assisti pela primeira vez fiquei apavorada com o ataque final dos pássaros e aí o filme me ganhou para todo o sempre!
Serei eternamente apaixonada e por isso ele ganhou o título de meu preferido de Hitchcock!! 🐦🦅

Eu fiz uma análise da estética de “Os Pássaros” aqui.

Espero que entendam que uma lista de filmes favoritos sobre Hitchcock está totalmente subordinada à uma preferência pessoal de quem escreve.
Assim sendo, talvez você possa estar decepcionado por não ver “Psicose” figurando nas minhas predileções, mas aqui tem post onde falo um pouco sobre o filme.

Fico na expectativa que tenham gostado do artigo e se assim for, compartilhem com seus amigos!
Obrigada pela leitura!

Compartilhe!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

1 comentário em “filmes imperdíveis de hitchcock”

  1. Pingback: A Estética de Um Corpo Que Cai | COLOR my days

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected
Rolar para cima