7 filmes indicados ao OSCAR de melhor filme estrangeiro que você precisa assistir!!11 min read

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

E aí pessoal, tudo bem com vocês? Estão entediados? Não fiquem. O momento é sério, grave e precisamos fazer a nossa parte ficando em casa. Essa lista de filmes deveria ter ido ao ar na semana anterior ao Oscar, lá em fevereiro, não rolou mas eu achei que seria uma boa ideia publicar agora.

Principalmente depois de já ter o resultado do Oscar, “Parasita” fez bonito, quebrou paradigmas da Academia e até mesmo dos espectadores que podiam olhar de cara torta para filmes estrangeiros.

Se você é um desses, que foi surpreendido pelo coreano, aproveita o afastamento social, o embalo de “Parasita” e se joga em outras nacionalidades. Garanto que você vai ficar encantado com as produções desse mundão aí!!

opinião

Eu já assisti “Alabama Monroe” há algum tempo, em 2013 e gostei muito. É uma história comovente, tocante. De todos os estrangeiros que vou citar aqui, acho que ele é o que causa menos estranhamento.
Pra quem não conhece Felix Van Groeningen, ele é belga e mesmo diretor de “Querido Menino”, estrelado por Steve Carell e Timothée Chalamet.
O jovem diretor de 43 aninhos tem uma carreira curta até o momento, com apenas 6 filmes no currículo, sendo “Alabama Monroe” e “Querido Menino” seus grandes destaques.
“Alabama Monroe” foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2014, perdendo a estatueta pro italiano “A Grande Beleza” (que eu nunca assisti, mas já entrou pra lista) e concorreu com “A Caça”, norueguês que é um filmaço e vai ter post sobre ele em algum momento (!). Você pode estar se perguntando:

Mas você disse aí que o filme é 2012 mas concorreu ao OSCAR em 2014. Por que???

Bem observado! Na Bélgica e Holanda o filme estreou no fim de 2012, mas em circuito internacional o filme só começou a figurar em 2013 e acumulou diversas indicações e prêmios em grandes festivais, como o César Awards (tipo um Oscar da França) e o Berlin International Film Festival. Aqui em terras brasileiras, o filme só aterrissou em 2014, mesmo ano que foi indicado ao Oscar.

opinião

Esse filme, gente… ESSE FILME! Sim, ele mexe com meu emocional porquê é isso que Asghar Farhadi, diretor do longa, faz com a gente.
Farhadi tem 18 obras “em seu bolso”, sendo “A Separação” seu grande destaque; o mais recente “Todos Já Sabem”, é seu primeiro filme fora do Irã, em língua inglesa e com estrelas hollywoodianas como Penélope Cruz e Javier Bardem.

Sobre “A Separação”, pra começar do começo, o filme é iraniano, cultura que está muito distante da nossa realidade, tem polêmica, tem atores lindos, tem camadas, tem angústia. É um deleite pra você que, assim como eu, gosta de um filmaço cheio de sub-texto.

Só pra vocês terem uma ideia, esse filme tá no meu top 10 de melhores de todos os tempos, então nem perde tempo e corre aí no seu app da Apple pra assistir. Eu não encontrei em outras plataformas, mas se você sabe onde tem, deixa aqui nos comentários pra ajudar os cinéfilos enclausurados!

Indicado e vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, o filme recebeu mais uma indicação de melhor roteiro original e diversas outras pelas premiações no mundo afora.

opinião

O dia que assisti esse filme, só pensava:

Eu quero assistir tudo desse diretor, quero saber quem é ele, de onde ele veio e pra onde vai! 😂

Eu cheguei a fazer uma publicação especial sobre ele no instagram, quando a Mari do @arqcine me desafiou a postar os 10 filmes que mais me marcaram.

Já me segue no Instagram?

Yorgos Lanthimos é grego, nascido em Atenas, tem 47 anos, começou a carreira dirigindo clipes, curtas e comerciais de TV. “Dente Canino” é apenas seu segundo trabalho e já alcançou uma indicação ao Oscar em 2011 além de diversas indicações e premiações em festivais, como por exemplo em Cannes.
Lanthimos tornou-se mais popular recentemente depois de dirigir “A Favorita”, que foi super elogiado pela crítica, levou Olivia Colman a ganhar o Oscar de melhor atriz além de outras 9 indicações como a de melhor filme e melhor diretor.

Só assisti “Dente Canino” uma vez porquê ele é um filme meio indigesto, passei muitos dias com ele na cabeça; como característica do estilo de Lanthimos, tem uma pitada de humor negro ao mesmo tempo que pisa no terror. É interessante que podemos ver o estilo dele em sua essência, experimentando e sendo muito preciso ao mesmo tempo.

opinião

Michael Haneke é um dos melhores diretores, não americanos, da atualidade. Se você ainda não o conhece, não perca mais tempo e procure suas obras pois ele vai, no mínimo, te fazer pensar. Você vai pensar sobre a vida, sobre a sua vida, sobre o mundo e não vai ser fácil, vai ser um grande incômodo.


opinião

Sim, outro de Asgar Farhadi! Porque ele merece. Aqui temos um filme não tão bom quanto o anterior, que considero ser sua obra-prima, mas ainda assim um belo longa.
O filme apresenta sub-textos, aspectos da cultura iraniana, polêmica e olha com atenção para o comportamento humano e suas relações interpessoais.

“O Apartamento” levou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2017, em meio a muita polêmica se Farhadi iria à cerimonia para receber o prêmio ou não. Como não poderia deixar de ser, recebeu diversas indicações em festivais e outras premiações, como o Globo de Ouro.

opinião

Antes de “Corpo e Alma” nunca havia assistido um filme húngaro pois, de fato, o acesso a essas obras não é algo muito fácil. Mas fiquei realmente impressionada com a delicadeza e sutileza desse filme.

Embora seja classificado como drama, eu apostaria mais no romance, pois o envolvimento dos protagonistas está mais em foco do que seus percalços pessoais, mesmo sendo evidenciado.

“Corpo e Alma” concorreu ao Oscar de melhor filme em 2018 onde o vencedor foi “Uma Mulher Fantástica” do Chile. Quero apenas ressaltar que este foi um ano rico para o cinema estrangeiro, os outros concorrentes foram o libanês “O Insulto”, “Sem Amor” da Rússia (tem post sobre ele aqui) e o sueco “The Square: A Arte da Discórdia

opinião

Se o filme anterior é delicado e sutil, esse é o extremo oposto, cru e pesado. Haneke não é um diretor de delicadezas, está mais para evidenciar o que o ser humano tem em sua essência.

“A Fita Branca” é todo em preto e branco, tem uma fotografia belíssima, exibe uma Alemanha de antes da Primeira Guerra e tem um final surpreendente, enigmático, é demais!

Não a toa, o filme recebeu indicações no Oscar de 2010 para melhor fotografia onde o vencedor foi “Avatar” e melhor filme estrangeiro onde o vencedor foi “O Segredo dos Seus Olhos”.

Obrigada pela sua atenção e se liga nesse último recadinho aqui embaixo! 👇❤

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

2 comentários em “7 filmes indicados ao OSCAR de melhor filme estrangeiro que você precisa assistir!!”

  1. Pingback: ALABAMA MONROE, o significado das tatuagens | NANDA.ART.BR

  2. Pingback: ALABAMA MONROE, o significado das tatuagens | COLOR my days

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected
Rolar para cima